Introdução

A Robótica no Colégio Santo Amaro é uma ferramenta valiosa para ensinar várias disciplinas, como matemática, física, geografia, em um ambiente de aprendizagem diferente. Com desafios, criações e muitas experiências, o raciocínio lógico é estimulado e os estudantes são motivados a trabalhar em equipe.

O aluno vivencia, por meio da construção de maquetes e robôs programados por eles, conceitos estudados em sala de aula. A robótica educacional trabalha a construção e a reconstrução, a colaboração, o planejamento, a pesquisa e muito mais.

Os benefícios não param por aí. Ressaltamos mais quatro motivos do porque acrescentamos robótica em nossa grade.

Criatividade

Um robô pode ter diversas habilidades, como andar para frente, dar ré, subir, ultrapassar obstáculos, entre outros. A criança tem a criatividade estimulada em todo o processo.

Resolução de problemas

Durante uma programação, imprevistos surgem. O robô estava andando e de repente ele para, por exemplo. Os alunos investigam o que aconteceu e buscam resolver o problema, trabalhando também com a tentativa e erro, etc.

Trabalho em equipe

A maioria dos projetos é em equipe. Cada criança pode ser responsável por uma parte dele e, assim, um aprende a esperar o outro, a respeitar o espaço do colega, a compartilhar ideias, a expor opiniões.

Raciocínio lógico

Por trabalhar bastante a resolução de problemas, a robótica desenvolve na criança a consciência e a capacidade de organizar o pensamento para chegar a conclusões.

Embora possibilite o trabalho interdisciplinar, em todo o momento, a matemática também aparece, fortalecendo ainda mais essa habilidade.

O Colégio Santo Amaro através da robótica pode ajudar no desenvolvimento de crianças deixando-as mais curiosas, mais criativas e mais interessadas. Tudo isso colabora para um ensino com alicerces mais fortes e que gera efeitos positivos até mesmo na fase adulta.

Primeiro contato de nossos alunos com a Robótica